segunda-feira, 9 de junho de 2014

Combatendo a Ansiedade no final da Gestação

Ao entrar no 8o mês de gestação, nossa ansiedade vai a mil!
A barriga finalmente dá um "bum", super aparece, fica enorme e nós, gravidinhas, ficamos mais pesadas, sem disposição, com falta de ar, refluxo e um monte de outras "indisposições" que a gravidez causa...
Começamos a contagem regressiva para a chegada do bebê, que está chegando, mas ainda tem um tempinho até ele chegar mesmo... rsss!! Ai ai, difícil explicar tantos sentimentos, emoções, tensões...
A essa altura, praticamente já está tudo em ordem: o enxoval, o quarto do bebê, a mala da maternidade... e só resta esperar... E a ansiedade toma conta da gente....O que fazer para aliviar?!?
Eis, algumas dicas que estou seguindo, para combater a ansiedade:

- Drenagem Linfática: Eu já estou fazendo drenagem desde o 5o mês de gestação, mas aumentei a frequência no 7o mês para 3x na semana.
A drenagem linfática na gestação é muito indicada, pois ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos desta fase, reduz a retenção de líquidos, previne e combate celulites e varizes, pois ajuda muito na circulação. Sem falar que é uma delícia, né?! Receber massagem é sempre bem vindo! Um "mimo" que podemos fazer para nós mesmas... Claro que com profissional capacitado e orientação médica, ok?!



- Atividade Física: fazer uma atividade física como caminhada leve, pilates ou hidroginástica é sempre benéfico. Ajuda a manter o corpo ativo, o condicionamento físico e respiratório, alivia dores, melhora o sistema cardiorrespiratório, controla o peso, o equilíbrio e a flexibilidade. Mas nessa fase, sempre com orientação médica e cuidados redobrados.



- Cuidar da Vaidade: ganhar peso, perder praticamente todas as roupas, sentir mudanças hormonais não é tarefa fácil e a grávida tem que passar por tudo isso e ainda estar "bem" para cuidar de si, da alimentação, do corpo, fazer exames, tudo com um único objetivo: a saúde do bebê! Ufaaaa.... ser mãe é difícil, mas tem recompensas! Para passar por esta fase com mais auto-estima, vale cuidar da vaidade: fazer as unhas, manter a depilação em dia, cuidar da pele do rosto com esfoliante e máscara de tratamento, hidratação nos cabelos, abusar do "batomzão" ou do delineado "gatinho". Pequenos detalhes fazem a diferença. Organize-se para cuidar de você e da sua beleza. Lembre-se que, depois que o bebê nascer, o tempo ficará mais restrito...


- Fazer um Book: eu já fiz 3! Rsss... #exagerada! Fato é que a gestação é um período único na vida de uma mulher e é muito legal registrar essa fase linda, em que nosso corpo se transforma para o bebezinho crescer dentro da gente! É um momento mágico. Vale o registro! Pensar e pesquisar "poses" para fotos ajuda a viver essa fase de forma mais descontraída!





- Escrever o Diário da Mamãe: se você ainda não começou a escrever seu diário, ainda dá tempo! É muito gostoso registrar tudo que aconteceu durante a gravidez, o que teve vontade de comer, presentes que ganhou, exames de US, expectativas... daqui um tempo, você vai esquecer desses detalhes. Escrever ajuda a eternizar o momento e ajuda a curtir ainda mais a gravidez.



- Check list de tudo que precisa/falta: sempre falta alguma coisa, é incrível! Deixei por último os intens de farmácia, como pomada, álcool 70%, termômetro... Faça uma pesquisa sobre itens que podem ser importantes no pós parto para você também: pomada para seios, hidratantes específicos, cintas, sutiã de amamentação... são muitos detalhes!


- Fazer um Trabalho Manual: nada mais gostoso do que passar o tempo de uma forma produtiva, certo?! Que tal fazer algo para o quartinho do bebê?!? Uma plaquinha com nome, um detalhe para decoração, finalizar lembrancinhas...Produzir coisas bonitas sempre faz bem. Na internet tem muitas ideias... é só procurar e se inspirar! Essas fotos são das lembrancinhas do Chá da Camile... As da maternidade eu também fiz, mas ainda é surpresa! Rsss...


Fotos: Estilo da Cris



Quem tiver dicas, por favor, compartilhem!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...