quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ultrassons importantes para realizar durante a gravidez!

Dia de ultrassom é o dia muuuito feliz para uma futura mamãe: é dia de ver o bebê, de ver como ele está se desenvolvendo, se está tudo bem, o tamanho, peso, posição no útero...
Conforme o bebê vai crescendo, o ultrassom vai ficando ainda mais gostoso de ser ver: conforme o bebê mexe na sua barriga, dá para ver o que eles estão fazendo no ultrassom! É mágico, lindo, emocionante! Choro toda vez que faço ultrassom! Parece que tudo se torna ainda mais real quando vemos o bebezinho!
Alguns ultrassons são extremamente importante de serem realizados durante a gestação. Eles tem datas específicas para serem realizados e são importantes pois ajudam a descobrir, de forma precoce, se há alguma má formação ou se há algum sofrimento do bebê. Assim, podem ser realizados procedimentos que resolvem ou amenizam o problema detectado. É possível até fazer uma cirurgia no coração do bebê ainda dentro da barriga da mãe, dá para acreditar?!?
Fiz todos os ultrassons importantes e Graças a Deus, Camile está super saudável, se desenvolvendo super bem e não há nada que me deixe mais feliz do que isso!
Vamos a eles:


- Ultrassom obstétrico no início da gestação: assim que descobrimos que estamos grávidas, devemos agendar uma consulta com a ginecologista  para iniciar o pré-natal. Nessa fase, realizamos o primeiro ultrassom e ocorre mais ou menos entre a 6a e 8a semana. O bebê ainda é um embrião. Não tem forma de feto. É um pontinho com um mini coração já pulsando. Esse ultrassom é importante para saber se ele está localizado no útero (e não nas trompas!), verificar o saco gestacional (se forem gêmeos, já é possível ver dois sacos gestacionais), o cordão umbilical se formando. É a confirmação de que há uma vida dentro da gente! Emocionante demais... é só um pontinho, mas a gente já acha "a coisa mais linda do mundo"...



- Ultrassom Morfológico com Doppler: realizado no período de 11 a 13 semanas de gestação. É um ultrassom que irá avaliar a translucência nucal, o osso nasal e ducto venoso. Sem dúvidas, é um dos exames nos quais ficamos mais preocupadas em fazer! Gera muuita ansiedade! Lembro que não dormi na noite anterior ao exame! Com essas medidas , é possível detectar síndromes, má formações genéticas e problemas cardíacos. Dependendo dos resultados desse ultrassom, se houver suspeita de algo errado com o bebê, são feitos outros exames específicos que irão confirmar ou não o resultado do ultrassom. O Doppler consegue avaliar o fluxo sanguíneo do feto e verificar se as estruturas do coração estão normais (átrio D e E e ventrículo D e E ... quem já teve aula de anatomia levanta a mão aí...rsss!! Eu tive! Mas se você não entender nada sobre o assunto, fique tranquila, os médicos vão explicando tudo!). Aqui, já é possível ver o bebê como um feto. Tem cabeça, corpo e membros. É a coisa mais linda de se ver! Rsss... Porque de uma "bolinha" ele se torna um feto! É coisa de Deus mesmo!




- Ultrassom Obstétrico: Entre os dois ultrassons morfológicos, geralmente é realizado um obstétrico comum entre 16 e 19 semanas para tentar visualizar o sexo do bebê. Não é suuuuper importante em termos de desenvolvimento e morfologia, mas geralmente a gente quer fazer para começar a fazer o enxoval do bebê. Justo, né? Aqui, o bebê pode não colaborar muito, ficar com as pernas fechadas e o resultado pode não ser 100% fiel. Mas vale a tentativa. Com esse US também dá para acompanhar o tamanho e peso do bebê e como ele está se desenvolvendo. Nesse US, a médica deu 90% de chance de ser menina... e 20 dias depois confirmamos que Camile estava chegando....


- Ultrassom Morfológico: deve ocorrer entre 20 e 23 semanas e irá avaliar a anatomia e as medidas de todos os órgãos e do corpinho do bebê: o coração, órgãos digestivos, cérebro. vai medir a cabeça do bebê, o fêmur, úmero. Nessa fase já é possível confirmar o sexo do bebê (se ele colaborar, né!?! rsss..). O bebê já está todo formado e a gente já consegue ir imaginando como é o rostinho dele! É possível ver e sentir o bebê mexer pernas, braços, entender a posição que ele está na nossa barriga. É possível ainda determinar a localização da placenta (e saber se a placenta está na posição normal ou baixa).Dá para ver o buraquinho das narinas, olhos e  até os lábios do bebê (se tem lábio leporino). Saí completamente encantada desse US. Foi uma das imagens mais lindas de US.. olha que fofura o narizinho da Camile!!! O médico que fez foi super atencioso e explicou cada detalhe!



- Ultrassom com Doppler: deve ocorrer entre a 28 e 30 semanas. Serve para avaliar o fluxo sanguíneo do bebê. Se o bebê estiver "em sofrimento" ele irá preservar a área mais importante para ele: o cérebro. Com isso as veias e artérias do cérebro estarão dilatadas e as nas outras áreas do corpo, vão estar comprimidas.  Para isso, o médico avalia o fluxo sanguíneo do cérebro e do cordão umbilical. Com o gráfico do batimento cardíaco do bebê, é possível avaliar se o fluxo está normal ou não. Esse US que fiz (fiz dia 30 de abril) e conseguimos ver a Camile abrindo e fechando a boca e colocando a língua para fora da boca! Linda demais! Ela estava sentada e seus pezinhos estão chutando minha bexiga toda hora! rsss... Sem falar que ela cresceu muuuito! Está com 36cm e 1256 gramas!!! Tadinha, ela já está ficando apertada aqui na barriga da mamãe!

- Ultrassom 3D: esse não é importante, mas é uma delícia de ser feito! Trata-se de um programa de computador anexado ao programa de imagem do ultrassom. Assim que a imagem é captada, o médico usa esse programa para "preencher" a imagem com cores, dando a ideia de profundidade. É lindo demais! Esse foi o último que fiz: Camile está medindo 42cm e pesando 2kg e já está de cabeça para baixo, mas ainda pode mudar de posição. Pena que a Camile não colaborou e deixou a mãozinha no rosto o tempo todo!




Os próximos ultrassons são para continuar avaliando o crescimento e desenvolvimento do bebê e também sua posição dentro da barriga.
Ainda quero fazer mais um US 3D em um mês... vamos valiar as medidas da Camile e sua posição... a mamãe já está ansiosa! Rss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...