terça-feira, 13 de maio de 2014

Organizando o Chá de Fraldas: Cronograma e Detalhes

Meninas, não tenho como fugir do assunto: bebês! Rsss...
Estar grávida é assim, TUDO gira em torno do bebê que você está esperando!
Mas não posso reclamar, porque estou amando essa fase. É uma delícia , mas dá trabalho! Exige quase dedicação total! Tem dias que estou "consumida" com tantos exames, consultas e preparativos... E quando penso que depois que a Camile nascer, as tarefas vão aumentar ainda mais... ai ai, fico mais cansada ainda! Rsss...
Uma festa super gostosa para se fazer quando estamos grávidas, é o Chá de Bebê!!! É a hora de reunir a família e amigos, fazer um lanche e ganhar presentes! Tem coisa melhor?!?
Eu resolvi fazer um Chá de Fraldas. Só pedi fraldas, mesmo porque, um pacote de fraldas já é bem caro, né?!
Mas tem gente que vai preferir fazer o chá tradicional, onde pedimos shampoo, sabonetes, chupeta, mamadeira e até roupinhas (bodys, cueiro, fraldinhas de pano). Eu tive muuuita sorte porque ganhei tudo isso antes do Chá: ganhei todo o Kit de banho e limpeza da linha Mamãe Bebê, da Natura, ganhei muuuitas fraldinhas de ombro e boca, e muuuuitos bodys e mijão! Então, faltavam mesmo as fraldas descartáveis, que são muito necessárias e o bebê usa demais!!
Eu mesma planejei e executei meu Chá de Fraldas, mas tive uma grande ajuda da minha mãe e da minha irmã... Na verdade, até meu pai participou! rsss... agradeço muito todos eles, que se desdobraram para me ajudar! Só comprei fora o bolo e os salgados. Mas todo o planejamento, decoração, doces e lembrancinhas foram confeccionadas por nós! Deu muuito trabalho, mas com certeza ficou bem mais barato do que se tivesse mandado fazer tudo e quando se está esperando um bebê, com mil coisas para comprar para o bebê, tudo o que se economiza é bem vindo!
Eu busquei algumas inspirações na internet e coloquei minha cabeça para funcionar para executar tudo que temos em mente!
Vou descrever cada etapa para organizar o Chá de Fraldas. Depois, farei um post com DIY sobre a decoração do Chá.

1- Planejamento: parece óbvio, mas não é! Deve-se começa a planejar um ou dois meses antes. Planejar o que você fará no Chá é essencial! Aqui entra tudo:
- convidados;
- orçamento;
- definir o tipo de Chá: tradicional ou de fraldas
- lista de presentes;
- convites (separar o que cada um irá trazer , cor, marca, tamanho)
- tema/cor do Chá;
- o que será servido (salgados, doces, bebidas);
- local e data do Chá;
- definir lembrancinha;




A partir do número de convidados, você irá conseguir definir quase tudo: os presentes, a quantidade de comida e bebida, o local... É importante sempre pensar em uma quantidade a mais: pode ter alguém que você resolva convidar na última hora e não pode faltar um convitinho, por exemplo!

2- Fazer compras: momento delícia para as consumistas! Rsss.. Deve ser feito com um ou dois meses de antecedência, dependendo da sua disponibilidade. Não se esqueça que a tendência, nossa disposição é piora com o passar dos meses. Eu comprei quase tudo bem cedo, com 4 meses de gravidez, porque estava morando no Rio e aproveitei o SAARA para fazer comprinhas. Mas é importante comprar de forma consciente, a partir do planejamento. Se você for contratar uma empresa especializada, não precisa se preocupar com essa etapa! basta informar os dados da etapa 1. Mas, se for fazer coisas em casa, as compras serão fundamentais! Você pode planejar um orçamento X e se manter fiel a ele. Eu não fiz um orçamento. Como faria quase tudo em casa e economizaria no serviço e feitio, me permiti comprar o que gostei e achasse que seria legal. A lista do que precisará comprar, vai depender o que você vai fazer no Chá (etapa 1), mas algumas coisas são básicas:
- convites (compra ou mandar fazer em gráficas);
- partos, copos, talheres, guardanapos (comprei tudo descartável);
- lembrancinha (ou material para fazer a lembrancinha);
- material para fazer bolos, doces e salgados (se for fazer em casa);
- material para decoração (se for fazer em casa);
- cartão da lembrancinha (comprar ou mandar fazer em gráficas)
- papelaria personalizada (se for fazer) : criar arte e negociar a execução na gráfica, assim como os prazos de entrega. Na minha cidade, ele fazem tudo no mesmo dia, mas não é em todo lugar que é assim.


Nem todo mundo pensa assim, mas, para mim, os preparativos da festa são a melhor parte dela! Porque a "festa" em si, dura apenas algumas horas e você quase não aproveita. Mas preparar tudo, é uma delícia! Você tem tempo de admirar, curtir e sonhar com o que está por vir. Mesmo que você mande fazer toda a festa, ainda assim, terá o "trabalho" de conhecer fornecedores, escolher cores, temas e curtir do mesmo jeito!


3- Faça Reservas: e com um mês ou dois de antecedência, encomende bolo, salgados, doces e bebidas: com um mês de antecedência, pelo menos. Se for um lugar muito concorrido, faça isso antes ainda. Faça reservas com profissionais que deseja ter no seu Chá, como fotógrafo, recepcionista, florista, decorador...



4- Distribua os convites: em mãos, por correios ou internet. Tem que ser feito com pelo menos 1 mês ou 20 dias de antecedência.




5- Decoração: com duas ou três semanas de antecedência é bom já providenciar a decoração. Confeccionar lembrancinhas e outros mimos que irão decorar a festa! No próximo post eu vou dar todas as dicas para fazer você mesma, coisas fofas para decorar e não gastar muito. A decoração tem feito toda a diferença no Chá de bebês. A papelaria personalizada também é algo atual que fica lindo. É nessa etapa que você já tem que buscar tudo na gráfica.  Usar flores naturais também são um diferencial importante na decoração. Pode encomendar na floricultura ou comprar em supermercados (beeem mais barato!) para isso, verifica a disponibilidade de tipos flores, cores, data de entrega (em supermercados), faça encomendas ou reservas para garantir. Se for fazer brincadeiras, pense nelas e em qual material irá precisar para providenciar.



5- Últimos preparativos: com uma semana antes, resolva os últimos detalhes: organize o local do Chá (principalmente se for fazer em casa), faça as guloseimas em casa (se preferir fazer você mesma e não encomendar), confirme os convidados (se for possível, mesmo que seja de uma maneira informal). Confirme as encomendas feitas como bolos, salgados, bebidas, flores e outros profissionais que irá contratar (fotógrafo, recepcionista...)




6- Reta final: um dia antes é hora de acertar detalhes como: carregar a bateria da câmera, limpar e arrumar o local do Chá, pense onde ficarão os presentes, que irá recepcionar os convidados, como será o desenrolar da festa ( sequência para servir os salgados, doces, brincadeiras.).



7- No dia do Chá: quando chega o grande dia, é uma correria só! Temos que buscar os doces, bolos, salgados, colocar a bebida para gelar (isso tudo ficou por conta do meu pai, que sempre faz essa "tarefa" em dias de festa, aniversário e afins...), decorar o lugar (eu, minha mãe e minha irmã fizemos tudo isso!!!), colocar painéis, arrumar mesas e... aproveitar muito! Foi uma canseira, mas valeu muito a pena!!! Tava uma delícia e todo mundo gostou muito do Chá da Camile.

Fotos: Google e Estilo da Cris

Espero que tenham gostado do post e consigam se organizar para fazer um Chá bem lindo!
No próximo post tem vários DIY ! Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...