terça-feira, 1 de abril de 2014

Dicas Nutricionais na Gestação

Não estou nem perto de ser uma "grávida-modelo" no quesito alimentação balanceada!
Tenho sentido muuuuita fome! Gente, eu já era esfomeada antes de ficar grávida, dessas que ficam com extremo mau humor quando estão com fome, mas agora, grávida.... Meu Deus!!!! É uma fome louca e parece que nada que você come é suficiente para satisfazer...
Eu gosto de frutas, verduras e legumes... Não torço o nariz para quase nada dessas "famílias", porém, adoro comer todo o resto também.... Todo o resto que existe no mundo chamado "comida": comida caseira, comida congelada, fast food,...tranqueiras em geral, tipo: bolo, bolacha, refrigerante, chocolate...e doces!
Eu sempre fui de comer tudo isso, até que levei um susto com meu colesterol alto.
Fiz uma dietinha há um ano, com nutricionista e consegui reduzir um pouco o colesterol e até emagreci. Fiquei feliz da vida!!!! Quem não ama estar mais saudável e perder uns quilinhos?!? Cheguei a usar manequim 36!!! Saudades dessa época! Rsss... Mas aí, me mudei para o Rio de Janeiro e ficou difícil manter a dieta com tantas tentações que existem por lá: restaurantes, padarias 24h e tudo de bom que existem numa capital. E então...fiquei grávida! Depois do 3º mês de gestação, quando passaram os enjôos, a barriguinha já começou a crescer e os quilos na balança a mais começaram a aparecer...e foi muuuito rápido! Antes eu comia praticamente a mesma coisa e engordava 200g. Agora, engordo 2 quilos!!! 
Procurei novamente a nutricionista. Ela me passou uma dieta bem gordinha, mas tem coisas que nunca não entrar numa dieta da nutricionista e que eu não consigo deixar de comer!!! Rsss... Minha maior dificuldade em me alimentar bem, é no horário dos lanches.
Mas conheci alguns produtinhos lights/integrais que gostei e vou dividir com vocês e não precisa estar grávida para consumir. Batar querer fazer algumas trocas. Não, eles nunca vão substituir um bombom, um bolo, um pão francês, mas ajudam a enganar o estômago entre as refeições...

- bisnaguinha integral: eu amo pão! Mas tem horas que o pão de forma integral não é o que a gente tá querendo. Então, descobri essa bisnaguinha integral. É bem gostosa, um pouco mais seca do que a bisnaguinha tradicional, mas combina muito mais com um creme de ricota, uma geléia de frutas. O pão de forma eu prefiro para fazer lanches.


- maça crocante: minha nutricionista me indicou para comer naquelas horas de ansiedade, que a gente quer "mastigar" alguma coisa, sabe?!? Ela me disse que parecia batara frita: mentira! Mas a textura dela é gostosa sim e cumpre seu papel de ter algo para mastigar e não engordar.

- barrinha de cereais: é um lanche rápido que sempre levo na bolsa. Dá para comer rapidinho em qualquer lugar e engana a fome por uns ... 30 minutinhos!!! Rsss... Essa barrinha da Woohoo é uma delícia, parece um bombom, mas difícil de encontrar! Eu compro a marca que encontro e escolho sabores gostosos: morango, chocolate, nozes...
- granola: já como há muito tempo! Misturo com danone no meio da tarde e, como fé, consigo ficar mais 2 horas sem comer!!! Rsss... O danone fica crocante e ajuda a dar saciedade. 

- frutas secas e castanhas: eu amo damasco, uva passa, castanha de caju, castanha do pará... As frutas secas ajudam a matar (um pouco) a vontade de doces e as castanhas tem gordura boa. Mas a dica é separar um pouco no potinho para comer, porque se você pegar toda a embalagem, não vai conseguir parar de comer até ver o fim e elas são muuuito calóricas!

- água: parece coisa de gente chata, mas é verdade: água faz bem e temos q beber! Eu tenho sentido muita sede e tenho bebido muita água. Mas até quando estou com fome e ainda não é o horário do próximo lanche, tento beber um copo de água e respirar para aguentar ficar mais 20 minutinhos sem comer! Rsss...


É, tem sido uma luta entre ter vontade, fome e comer... É uma briga que vamos ter a vida toda, mas na gestação, tudo parece que é mais intenso!!! São 9 meses que valem por uma vida, literalmente!!!
E vocês, tem dicas para manter uma boa alimentação?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...