quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Uma volta pelo centro do Rio de Janeiro

Essa semana começou com um tour pelo centro do Rio de Janeiro! As manifestações dos professores ainda estava concentrada em frente à câmara municipal, então, não tivemos problemas para passear por lá! Fomos de metro (olha só como estou "descolada" aqui no Rio, já estou andando até de metrô !! rsss..)descemos na estação Uruguaia, que fica exatamente no início do SAARA, que significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, ou abreviando, SAARA RJ, é um enorme e importante centro comercial varejista e atacadista localizado no coração do Centro do município do Rio de Janeiro. O comércio se estende pelas principais ruas e avenidas do Centro. Os principais logradouros que compõem a SAARA são: Rua da Alfândega Rua Senhor dos Passos Rua Buenos Aires Rua dos Andradas Rua da Conceição Rua Senhor dos Passos Avenida Passos.
 Lá, é possível encontrar de tudo um pouco: roupas, enfeites de casa, acessórios, fantasias... Confesso que fiquei bem perdida nessa primeira visita, mas já estou programando uma próxima! rsss...

De lá, seguimos a pé até a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Tradicional palco de casamentos da sociedade carioca, a Igreja teve seu nome associado à Chacina da Candelária (um massacre de moradores de rua) ocorrido nas redondezas da Igreja em 1993. Impossível não lembrar desse incidente tão triste que matou 8 pessoas. 
No dia em que fomos, a Igreja estava fechada, porém já é possível se encantar com a fachada imponente dela!





Continuamos nosso passeio, passando por algumas ruas do centro, passeando pelas lojas: livrarias, boutiques, cafés...
Seguimos pela Rua Rio Branco e fomos até o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Prédio lindo, imponente.  O teatro fica de frente para a Praça Floriano, onde estava ocorrendo a concentração para os protestos dos professores...





A Câmara Municipal cheia de manifestantes... ontem as ruas foram fechadas e teve conflito entre manifestantes e a polícia.. quem viu no jornal?!
Fotos: Iphone Estilo da Cris

Andando pelo centro do Rio, é possível ver prédios lindíssimos com arquitetura antiga, acredito que da época do império ainda. Rua estreitas onde só deviam passar os nobres em suas carruagens... O Rio de Janeiro é uma cidade histórica e não tem só praias bonitas, mas muita história para contar!
Pena ver muitos prédios danificados pelos "quebra - quebra" de vândalos nas manifestações dos últimos meses...

Nesse dia, voltamos para casa após essas fotos: já era fim de tarde e os ânimos poderiam ficar mais exaltados entre os manifestantes e vândalos com o fim do dia. Pegamos o metrô na estação Carioca e foi bem tranquilo voltar para casa.
Já quero voltar para explorar muitos lugares no centro que não deu tempo de conhecer! rss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...