terça-feira, 11 de junho de 2013

Organizando o Closet: Tarefa 5 : Analisar o que falta e ir as compras!

Depois que você fez a "limpa" no closet, colocou tudo pra fora, tirou o que não usava, o que não servia, mandou tudo isso para doações, para vendar em brechós ou para o lixo mesmo e voltou a organizar o que sobrou de volta no closet, já dá para ter uma noção do que falta.
As vezes, são peças simples, mas que fazem falta na hora de montar um look: uma regata básica, um trico quentinho e grosso, uma jaqueta pesada, lingeries novas...
Esta é uma ótima dica para ir as compras de forma consciente. Assim, você não vai comprar peças nas quais já tem outras 3, 4 ou 5 iguais no closet. Vai comprar a peça que você ainda não tem.
Portanto, ao reorganizar seu closet, vá percebendo o que você não tem e faça anotações...
Pronto: agora você tem uma lista real do que precisa comprar, do que você não tem e precisa em seu closet.

Especialistas fazem as contas (em porcentagem) de quantas peças a gente deve ter de cada ítem/setor:

50% peças clássicas : aquelas que não saem de moda com a virada do ano, que podemos usar sempre.
40% acessórios como sapatos, bolsas, cintos, cachecóis, lenços,bijuterias: sabemos que os acessórios podem mudar um look completamente.
10% peças de moda: sei que é difícil resistir, mas a gente sabe que , na próxima estação, ninguém vai querer mais ver aquela peça (quem lembra dos clogs?! afff.. quero esquecer deles! rsss...)

Acho uma proporção bem razoável, mas quem resiste à uma peça de moda?! Minha dica é não investir muito dinheiro nessas peças e não comprar cores muito difíceis de serem usadas depois... aposte sempre no preto, branco, bege... é mais fácil de continuar usando depois.
Mas se você se jogar na peça suuuper em moda....saiba que depois ela vai ficar encostada no closet...e você vai acabar se desfazendo delas!

Acho que o closet refle muito do que somos, por isso, assim como nossa personalidade está em constante mudança, nosso estilo também muda e com ele, nosso closet também. Antes, o que era sua peça-desejo, deixou de algo importante para você de tal forma, que você nem se lembra dela! Seria descaso?! Não, apenas uma mudança interna que refletiu no seu modo de se vestir.
Por isso, arrumar o closet/armário/guarda roupa, deve ser uma tarefa constante: pelo menos a cada uns 4 meses, a cada mudança de estação e lembrar-se sempre de que, o que não serve para você mais, pode ser muito útil para outras pessoas, portanto, pratique o desapego e doe sempre! Ou venda e faça um dinheiro, que é bem vindo também, né?! rsss..

Agora gostaria de propor um desafio para vocês: fazer o Censo do Cabide.
Uma vez, vi essa "pesquisa" em um blog e não resisti em tentar fazer minha contabilidade sobre roupas/sapatos que tenho.
O blog  em que me inspirei, já saiu do ar, mas na época, salvei a tabela e resolvi fazer novas adequações para ficar mais específicas.

E aí, alguém tem coragem de fazer esse censo?! rsss... Da outra vez, fiquei com vergonha ao ver o tanto de vestidos que tinha!!! rssss... E as blusas então?!? Meu Deus....rsss
Se alguém quiser a tabelinha maior, deixa o e-mail nos comentários, que eu envio.
Vou ser sincera: não sei se vou ter coragem de fazer, muito menos de divulgar aqui, mas se alguém quiser "dividir" seu censo, acho que vai ser legal... pode e mandar no e-mail crisbellon@hotmail.com
Assim, a gente consegue imaginar um pouco de como é o closet de quem mora no Sul (com muuuitos tricos e casacos) e de quem mora no Nordeste (com regatinhas, saias, vestidos)...

Daqui uns dias a gente volta a conversar sobre o Censo do Cabide, ok?!?


4 comentários:

  1. Adorei!!!! ótimas dicas!
    Cris, me manda a tabela, eu quero!! E se eu tiver coragem te mando! Rsrsrs.
    Bjos!
    Carol Vieira

    ResponderExcluir
  2. Cris, muito bom o post sobre arrumação do closet.
    Vi todos.
    Agora vamos fazer o censo do cabide hehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester, que bom que gostou dos posts!!!
      Faz o Censo do Cabide e depois volta p contar como foi!!!
      Bjão

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...