segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Você sabe o que é Melasma?!?

Há alguns dias eu postei no Instagram (@estilodacris - segue aí !) fotos de uns produtinhos que eu estava usando para controlar o Melasma da minha pele. Eis a foto...




E aí, algumas meninas vieram que perguntar o que era o Melasma!
Resolvi fazer um post explicando sobre o assunto.
Acho bacana falar sobre esse problema dermatológico, porque muitas meninas devem sofrer, mas nem sequer sabem o que é,  ou ainda, não sabem se tem tratamento ou cura, para esse tipo de problema!
Há uns 2 anos, após um verão de muito sol e piscina, apareceram algumas manchas na minha pele e quando procurei a dermatologista, o diagnóstico foi de Melasma!
Desde então, faço tratamento para clarear as manchas, mantê-las sob controle para que não aumentem e evitar que novas manchas apareçam.

No meu caso, o tratamento é usando a pomada Triderm, a base de hidroquinona e tretinoína, que são substâncias que clareiam a pele, então, uso apenas nos locais onde tem as manchas.
Passei a usar filtros solares bem altos (como esse da Minesol FPS 70) com cor (Como esse da Chronos, que mostrei aqui ), pois formam uma barreira química (o FPS) e a física (com a cor do protetor).

Já usei vários protetores..., o último que usei antes desses foi este aqui, mas já msotrei esse em mousse,  o Filtrum Color (grande sucesso de comentários e visualizações aqui do blog!) e este com FPS 100 !!!  Todos são bons. Mas gosto de variar para experimentar novas texturas na pele. Alguns são muito grossos e com isso, deixam a pele oleosa, outros não tem cor (como esse Minesol), então resolvi aplicar por cima, esse da Chronos com cor, que na verdade tá funcionando mais como uma "maquiagem" com proteção.

Uso ainda uma espuma a base de Vitamina C, que ajuda a clarear e evitar manchar, o Melora C, que já mostrei aqui.


Vamos ao que é o Melasma!


O Melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele, em tons castanhos, sem sintomas. Ocorre principalmente no rosto, mas podem aparecer em outros lugares do corpo. É uma consequência do aumento de melanina na pele. A célula responsável pela produção de melanina se descontrola e começa a produzir pigmento demais e acaba escurecendo a pele. Ocorre , em sua maioria, em mulheres (sempre nós!!!).

As causas do Melasma podem ser várias: pode ser uma alteração genética, alterações hormonais, tais como a gravidez (chama-se cloasma quando aparece na gravidez), uso de anti-concepcionais, exposição ao sol sem proteção.... ou tudo junto!

Para prevenir, é importante se proteger do sol, com uso de protetor solar e chapéu.
Se as manchas aparecerem durante a gravidez (cloasma), após o parto, elas podem sumir sozinhas, gradualmente.

O tratamento do Melasma é lento e gradual, uma vez que aquela célula com distúrbio vai continuar existindo na sua pele. Então, é preciso manter o tratamento, para as manchas não voltarem.
Para isso, apenas um dermatologista pode receitar uma medicação que poderá resolver seu caso, qual a melhor opção de tratamento. Nem todo mundo pode usar esse tipo de pomada clareadora (minha mãe já usou e teve alergia!!!!), então, nada de auto medicação!!!

É importantíssimo consultar um médico para verificar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento para seu caso!

Adorei esse esqueminha que encontrei no Google! Fala sobre o tratamento com o hidroquinona...

Foto: http://uplaserestetica.blogspot.com.br/2012/04/melasma.html

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas...
Deixe um comentário se não entender alguma coisa... vou tentar ajudar e responder (se eu souber, claro!).

6 comentários:

  1. É interessante você tocar neste assunto! Também tenho melasma e o tratamento requer muita disciplina e cuidado constante. Para mim, a única solução foi a pomada Tri luma que, embora tenha o mesmo princípio ativo de inumeras outras pomadas (inclusive a triderm, que já usei tb), pesquisas comprovam que ela é muito mais eficaz!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Obrigada pelo comentário e pela dica da Tri luma...
      Como eu disse, cada um vai ter que ir em busca do melhor tratamento para si!
      Que bom que esse deu certo para vc!!!
      Bjão

      Excluir
  2. Oi Cris... melasma é um saco, né? Tenho há um tempo e também obtive melhores resultados com a Triluma. Além do protetor solar fator 100 (!!!) também uso o biomedic Pigment Control da La Roche Posay... Haja paciência e perceverança no tratamento!
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, convivo com melasma a quase tres anos, fiz muita coisa laser CO, pelling e o que melhorou a aparencia , digamos acalmaram as manchas forams todo esses cuidados que vc citou, consulte seu medico sobre um medicamento chamado TEINA da Eurofarma e se for o caso inclua no pacote de cuidados. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, esse medicamento teina tem qual função ??

      Excluir
  4. Tô na luta contra essas manchas chatas também!!
    Minha médica me deu um tratamento contra a acne primeiro, mandou usar protetor solar e mandou eu manipular umas cápsulas que inibem a ação do sol, para não piorar as manchas... Aí no inverno é que ela disse que vamos pegar mais pesado no tratamento, ela me falou sobre a luz pulsada, que o resultado é visível e imediato, dependendo do caso precisa de várias sessões...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...