quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Presentes de Natal...

Faltam quase 10 dias para o Natal e a contagem regressiva começa a ficar ainda mais animada para a festa!
Adoro Natal! A casa decorada, família reunida e presentes... adoro dar e receber presentes... quem não gosta!?! rsss...
Esse post de hoje não vai dar dicas de presentes para serem comprados para o dia de Natal, mas sim, como comprar esses presentes, os cuidados que devemos ter, principalmente para não estourarmos o orçamento!
Parece post do Jornal Hoje, né! Mas é uma realidade!
As ofertas são muitas...vitrines lindas, que nos conquistam e nos fazem querer comprar tudo, inclusive para nós mesmas... mas é importante ter em mente (ou no papel mesmo!!!), o quanto se pode gastar como essas compras de fim de ano, porque geralmente já temos outras contas do mês para pagarmos, inclusive no cartão de crédito, e não esquecer que o ano só acaba no calendário: janeiro já chega com muuuitas contas para pagar, inclusive aquelas que você parcelou nas compras de Natal!!!!
Então, é uma bola de neve! E quem não tomar cuidado, pode acabar, ou melhor, começar o ano com dívidas!!!



Aqui vão as minhas dicas para compras de Natal...

1- Planeje quem vai ganhar presente. Não se sinta na obrigação de dar presente para TODOS que você conhece!!!!

2- Planeje quanto vai gastar com cada presente. Veja a verba total que você tem para gastar e faça o planejamento sobre esse valor.

3- Tente fazer compras a vista, para conseguir descontos em lojas: com dinheiro na mão, é mais fácil negociar descontos.

4- Se for usar o cartão de crédito, lembre-se das contas que já tem parceladas no cartão... em janeiro, vai vim tudo junto!

5- Lembre-se dos gastos com embalagens de presentes: algumas lojas já dão embalagens de presente ou embrulham o presente para você, mas esse é um gasto que não se pode esquecer... porque de embalagem em embalagem, dá quase para comprar um outro presente!

6- O presente que você vai dar é o presente que você "pode" dar... não tente impressionar! Se não pode dar presentão, uma "lembrancinha" basta! O importante é agradar e a pessoa se sentir querida e lembrada!

7- Faça as compras de Natal com "foco", para isso, faça uma lista e a siga com rigor.

8- Tente não se desviar da lista e sair comprando "presentinhos" para você mesma... rsss... isso quase sempre acontece, né! A gente vai comprar presente para os outros e acaba só comprando coisas para a gente! rsss....

9- Se você não pode "comprar" presentes, tente um DIY, faça você mesma! Seja criativa e tente fazer algo que você saiba: pode ser um artesanato, uma bijuteria.... Ano passado eu fiz vários porta guardanapos para dar para minhas tias, amigas e primas casadas... ficaram lindos e elas adoraram... mas comecei a fazer em setembro para dar conta de fazer tudo! rsss.. Inclusive fiquei de ensinar a fazer esses porta-guardanapos, mas ainda não consegui me organizar (Não esqueci, viu Carol, leitora querida que quer aprender!).

10- Última dica: tente curtir essa época e não se estressar com as compras! As lojas vão estar cheias, tem fila para pagar, tem fila para provar, tem fila para gastar (impressionante!)... essa, deve ser uma época gostosa para curtir a família, amigos e não de ficar estressado...


Aqui tem algumas dicas do Procon para compras online...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...